quinta-feira, 14 de agosto de 2025
Revista Nerd
PATROCINADOR
  • Início
  • Tecnologia
    • Jornal TechNews
  • NerdZine
  • Séries
    • Nerd Séries
    • Indicação do Editor
    • Serial Blog
  • Sobre
    • Feed RSS
    • Sobre o Espaço Revista Nerd
    • Sobre o Homem Expresso
    • Política de Privacidade
    • Termos e Condições de Uso da ferramenta de comentários do site
    • Termos e Condições de Uso do Site
  • Fale comigo
Sem Resultados
Ver todos os Resultados
Revista Nerd
  • Início
  • Tecnologia
    • Jornal TechNews
  • NerdZine
  • Séries
    • Nerd Séries
    • Indicação do Editor
    • Serial Blog
  • Sobre
    • Feed RSS
    • Sobre o Espaço Revista Nerd
    • Sobre o Homem Expresso
    • Política de Privacidade
    • Termos e Condições de Uso da ferramenta de comentários do site
    • Termos e Condições de Uso do Site
  • Fale comigo
Sem Resultados
Ver todos os Resultados
Revista Nerd
Sem Resultados
Ver todos os Resultados

Review: Deuses Americanos – Temporada 03 episódio 10 “Lágrimas da Árvore em que a Ira frutifica” (final da temporada)

Depois de tudo que passou e sabia sobre o pai, Shadow foi novamente vítima de suas manipulações.

Robert Gleydson Por Robert Gleydson
23 de março de 2021
Em American Gods, NerdZine, Serial Blog, Séries
Tempo de leitura:  6 minutos de leitura
A A
0
American Gods logo
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no PinterestCompartilhe no Whatsapp
PATROCINADOR
img
Info

Data de estréia:
20 de março de 2021.
Duração:
52min.
Atores principais:
Ricky Whittle, Emily Browning, Yetide Badaki e Ian McShane

Sinopse:

Oscilando no limite entre a guerra e a paz, os deuses reúnem-se para lamentar uma perda. A jornada divina de Bilquis a leva a uma revelação inesperada, enquanto Shadow finalmente aceita um destino que pode levá-lo à grandeza ou à morte.

Frase do episódio:

“ Um sacrifício de sangue de um filho? Uau. Isso é poderoso o suficiente para restaurar toda a minha antiga glória. Odin, o pai de todos, todo poderoso novamente.”
– Odin

Contém Spoilers

 

O último episódio da terceira temporada de American Gods , “Lágrimas da árvore que carrega a ira”, revelação outro passo importante no destino de Shadow Moon e suas consequências devastadoras. Praticamente revelara que Shadow mesmo já tendo passado por maus momentos  por causa do pai, que chegou ao cúmulo de matar sua esposa infiel para retirar qualquer propósito de vida, ainda caiu na armação do pai, pois o sacrifício que ele fez voluntariamente foi uma armação. Até mesmo Laura foi manipulada para executar sua vingança de forma mais conveniente para Odin.

Prova disso é que eles todos se reúnem no meio da América, considerado o lugar mais desalmado e sem magia do planeta. Num momento Shadow pergunta por que Odin não marcou a reunião ali, onde a violência não poderia ocorrer. Mas, como sabíamos, Wednesday nunca teve paz em sua mente.

O episódio começa bem lento, passando pelos movimentos repetitivos dos Novos Deuses e Antigos Deuses se enfrentando. Como sempre, os Novos Deuses tentam trapacear, desta vez entregando Laura, e os dois lados chegam a um impasse.  Da mesma forma que ocorreu em toda a temporada, os novos Deuses conspirando e debochando de tudo, Laura fazendo besteira atrás de besteira, Czernobog que nem um Pit Bull irado querendo bater em alguém mas sempre frustrado em suas investidas e Shadow sempre bancando o valente para no último segundo dar uma de bom moço.

Praticamente este episódio é somente a finalização do anterior, com todos os personagens sofrendo as consequências da morte de Wednesday, e ele mesmo depois de morto, manipulando toda a situação.

Por falar em manipulação, Shadow quando firma o contrato com seu pai esqueceu-se de ler as letrinhas miúdas, e por isso é obrigado a participar de uma perigosa vigília nórdica por seu pai (tem um momento que ele questiona se fez a escolha certa). Essa obrigação conduz a maior parte do episódio. Com unanimidade todos sabem que não é uma boa ideia, já que a vigília é uma cerimônia feita para um deus e não um humano.

O interessante deste episódio foi ver todo o elenco em conflito com Shadow (até ele mesmo) o que nos permite ver o personagem sob uma nova luz. Vemos que a honra é muito forte nele e a motivação dele em encontrar um novo propósito para a sua vida. Ele é movido por obrigação, mas também pelo desejo de obter o poder que seu pai lhe prometeu.

Enquanto Shadow Moon passa de um novo homem para novamente a ser dependente da vontade de seu pai, Laura se livra de qualquer corrente que a prendia a qualquer Deus. Sua próxima jornada será intimamente ligada a seu novo amigo, o Leprechaun Liam Doyle, que a emprestou sua moeda da sorte para que a mocinha recém ressuscitada não morresse novamente.

Ao contrário de Shadow, ela assumiu o controle de seu próprio destino.

O episódio em trouxe também uma falha de suspense:  o desenrolar da trama nos tira a dúvida de que Shadow morre ou não, já que Bilquis recebe uma missão dos Orixás para encontrar Laura, e é revelado a deusa que a “noiva-cadáver” é uma parte do destino de Shadow. Será que ela é a alma gêmea citada? Shadow tem um otimismo interminável e Laura um pessimismo irritante, eles se equilibram.

Isso nos dá a certeza de que Shadow não morreu definitivamente. Provavelmente irá voltar com mais poderes.

Laura: OK. Então, você está dizendo que é um deus agora?
Shadow: Estou dizendo que tenho um destino e preciso segui-lo aonde quer que ele me leve.

Vimos em Deuses Americanos que a morte altera a vida, mas não a termina. Shadow encontrará propósito na morte.

A série está falhando em criar o suspense entre esses dois personagens. Bilquis é muito mal aproveitada depois de todo hype criando ao redor dela no início da temporada e a ansiedade que fica se resume em um arrastado de previsões e desencontros, estilo novela mexicana ou filme de aventura guiada por vidente.

Sem surpresa, a vigília acabou sendo uma má ideia, e Shadow literalmente é torturado até a morte por uma árvore senciente. Antes de morrer Shadow encontra Wednesday em uma visão e descobre a verdade de que seu pai sempre pretendeu que ele completasse a vigília  e se tornasse seu sacrifício para que ele pudesse renascer,  e com o drama e comoção de seus aliados indecisos, juntar seu exército de Deuses para a guerra.

Esse episódio conseguiu apagar qualquer pingo de simpatia por Odin, e agora podemos entender até a decisão de Deméter de sumir no ar em vez de voltar a ser um par com ele.

No fim, nesta temporada vemos 3  histórias jogadas sem conexão aparente (Deméter, Lakeside e a Vigília) que mostra como muita coisa veio a ser desnecessária para a grandiosidade do plot da série, sem contar a falta de um finalização, mesmo que parcial, da série para a próxima temporada. É um corte brusco, que nem ocorreu entre Matrix 2 e 3 (um filme sem final e um outro sem começo).

O suspense da aparente morte de Shadow, a prisão do Garoto Técnico e a confissão do Sr. World que seu maior desejo é a trapaça (o que nos faz matar a charada de que na verdade ele não é um novo deus, mas o disfarce do deus nórdico Loki) pode ser o suficiente para manter os telespectadores querendo consumir mais uma temporada, mas no geral, o final da 3ª temporada de American Gods fornece frustração e intrigas mal resolvidas em igual medida.

Embora não haja uma renovação oficial na Starz para a 4ª temporada de Deuses americanos, eles ainda têm um pouco da história para contar.

Na opinião deste editor a primeira temporada foi épica, maravilhosa, a segunda foi confusa e complicada e a terceira, que acabou hoje, foi incompleta e inconclusiva. Como foi feito em Vikings, esta temporada não deveria ter finalizado, poderia ser chamada de “3ª temporada parte 01”.

Veja mais de Deuses Americanos entrando aqui:American Gods

Tags: Bruce LangleyDeuses AmericanosEmily BrowningIan McShaneO Efeito do LagoReviewRicky WhittleSeason FinaleShadow MoonYetide Badaki
Postagem Anterior

Windows 10 ainda é uma atualização grátis, diz funcionária da Microsoft

Próxima Postagem

Krysten Ritter relembra a gravação da morte de sua personagem em Breaking Bad: “Eu nunca vou esquecer isso”

Robert Gleydson

Robert Gleydson

Olá, eu sou um especialista em imagem que ama capturar momentos incríveis através da fotografia e do vídeo. Sou um aventureiro que gosta de explorar novos lugares e culturas, um viajante que busca conhecer o mundo e suas maravilhas, um nerd que se interessa por arte, tecnologia e ciências, e um amante que aprecia as coisas simples da vida. Também sou um escritor que compartilha suas experiências, opiniões e curiosidades na Revista Nerd, um site que reúne conteúdo de qualidade sobre diversos temas relacionados ao universo nerd. Espero que você goste do meu trabalho e que se divirta com as minhas histórias. Obrigado por visitar o meu site!

Relacionadas Postagens

Logo da série "Alien: Earth" da FX sobre um fundo preto, ao lado de uma imagem do planeta Terra com uma grande fissura verde brilhante, simbolizando uma rachadura.
NerdZine

Alien na Terra: O Showrunner de Fargo Promete Reinventar o Horror Espacial em Nosso Quintal

Por Robert Gleydson
14 de agosto de 2025
Keanu Reeves e o então governador de São Paulo, João Doria, apertam as mãos durante reunião sobre a produção da série Conquest em 2019.
Filmes

Conquest: A Série com Keanu Reeves e Marquezine que Virou o Maior “Golpe do Baú” da Netflix

Por Robert Gleydson
13 de agosto de 2025
Logo do itch.io com os textos 'Adult Games' e 'Adult Books' riscados, ilustrando a remoção de conteúdo adulto da plataforma.
Jogos

Guerra à Pornografia ou Censura? Como o Itch.io Foi Forçado a Apagar Milhares de Jogos

Por Robert Gleydson
12 de agosto de 2025
Julia Garner como a professora Justine Gandy deitada na cama com uma expressão de terror no filme 'A Hora do Mal' (Weapons).
Filmes

Guia Definitivo de ‘A Hora do Mal’: O Sucesso, a Polêmica e o Final Explicado do Filme do Ano

Por Robert Gleydson
12 de agosto de 2025
Pôster do filme Premonição 3, mostrando uma caveira se formando a partir da explosão de uma montanha-russa, vista pela perspectiva do primeiro carrinho.
Filmes

É Oficial! Após sucesso de ‘Laços de Sangue’, ‘Premonição 7’ é confirmado

Por Robert Gleydson
11 de agosto de 2025
Próxima Postagem
krysten ritter e Aaron Paul

Krysten Ritter relembra a gravação da morte de sua personagem em Breaking Bad: “Eu nunca vou esquecer isso”

Deixe uma respostaCancelar resposta

PATROCINADOR

Postagens populares

  • teclado do netbook

    ícones, atalhos e símbolos dos netbooks da Acer

    2226 compartilhamentos
    Compartilhar 890 Tweet 557
  • Qual a diferença entre tarefas, eventos, projetos e lembretes na organização do seu tempo?

    1578 compartilhamentos
    Compartilhar 631 Tweet 395
  • Starzplay anuncia data de estreia da 2ª temporada de Gangs of London

    1176 compartilhamentos
    Compartilhar 470 Tweet 294
  • Dica Expressa: Como alterar o usuário na NETFLIX nas Smart TVs.

    1127 compartilhamentos
    Compartilhar 451 Tweet 282
  • Privacidade no Facebook: esconda seus grupos

    1025 compartilhamentos
    Compartilhar 410 Tweet 256

Recomendados

Logo da série "Alien: Earth" da FX sobre um fundo preto, ao lado de uma imagem do planeta Terra com uma grande fissura verde brilhante, simbolizando uma rachadura.
NerdZine

Alien na Terra: O Showrunner de Fargo Promete Reinventar o Horror Espacial em Nosso Quintal

14 de agosto de 2025
Keanu Reeves e o então governador de São Paulo, João Doria, apertam as mãos durante reunião sobre a produção da série Conquest em 2019.
Filmes

Conquest: A Série com Keanu Reeves e Marquezine que Virou o Maior “Golpe do Baú” da Netflix

13 de agosto de 2025
Logo do itch.io com os textos 'Adult Games' e 'Adult Books' riscados, ilustrando a remoção de conteúdo adulto da plataforma.
Jogos

Guerra à Pornografia ou Censura? Como o Itch.io Foi Forçado a Apagar Milhares de Jogos

12 de agosto de 2025
Julia Garner como a professora Justine Gandy deitada na cama com uma expressão de terror no filme 'A Hora do Mal' (Weapons).
Filmes

Guia Definitivo de ‘A Hora do Mal’: O Sucesso, a Polêmica e o Final Explicado do Filme do Ano

12 de agosto de 2025
Revista Nerd

Revista Nerd - mais que sua página, sua casa na internet.

Leia mais

Categorias

Tags mais usadas

Raspberry Pi FoundationDiabolicalSpin-off MexicanoJeffrey Dean MorganBrutoModo LadrãoAmizadeCapitão PátriaMaeve JinkingsSéries Mais VistasSucesso GlobalRanking da NetflixSérie BrasileiraDNA do CrimePesquisa de VulnerabilidadesSegurança CibernéticaPrograma de RecompensasYann LeCunYoshua BengioGeoffrey Hinton

Ultimas notícias

Logo da série "Alien: Earth" da FX sobre um fundo preto, ao lado de uma imagem do planeta Terra com uma grande fissura verde brilhante, simbolizando uma rachadura.

Alien na Terra: O Showrunner de Fargo Promete Reinventar o Horror Espacial em Nosso Quintal

14 de agosto de 2025
Keanu Reeves e o então governador de São Paulo, João Doria, apertam as mãos durante reunião sobre a produção da série Conquest em 2019.

Conquest: A Série com Keanu Reeves e Marquezine que Virou o Maior “Golpe do Baú” da Netflix

13 de agosto de 2025
Logo do itch.io com os textos 'Adult Games' e 'Adult Books' riscados, ilustrando a remoção de conteúdo adulto da plataforma.

Guerra à Pornografia ou Censura? Como o Itch.io Foi Forçado a Apagar Milhares de Jogos

12 de agosto de 2025

© 2021 Revista Nerd - Assuntos da Cultura Pop e Tecnologia.

Sem Resultados
Ver todos os Resultados
  • Início
  • Tecnologia
    • Jornal TechNews
  • NerdZine
  • Séries
    • Nerd Séries
    • Indicação do Editor
    • Serial Blog
  • Sobre
    • Feed RSS
    • Sobre o Espaço Revista Nerd
    • Sobre o Homem Expresso
    • Política de Privacidade
    • Termos e Condições de Uso da ferramenta de comentários do site
    • Termos e Condições de Uso do Site
  • Fale comigo

© 2021 Revista Nerd - Assuntos da Cultura Pop e Tecnologia.