Sim. Toda vez que você vai voar de avião comercial é necessário tirar o Notebook da mochila ou bolsa e passar separado no aparelho de Raio X. Eu sempre pensei do porquê disso. Será que é implicância, será que a máquina tem que ver se há alguma coisa dentro do notebook, como bombas ou armas escondidas atrás da bateria? Será uma medida de segurança já obsoleta e desnecessária, mas que ainda é usada?
Não. Já adiantando, não é nada disso. Na verdade o foco do procedimento nem mesmo é o notebook, e sim a mochila. O laptop não é transparente para o equipamento: o dispositivo tem uma bateria e uma proteção interna eletromagnética de metal que impedem que o Raio X consiga verificar o interior da mochila. Não só os notebooks e tablets são retirados, mas também celulares e outros aparelhos eletrônicos se eles impedirem a visualização de alguma forma.
Resumindo, para que os Raios X passem pela sua bagagem de mão é necessário que qualquer equipamento eletrônico seja retirado dela.
Para quem se incomoda com a situação, uma boa notícia: os aeroportos dos EUA já iniciaram os testes com aparelhos com a tecnologia de Tomografia Computadorizada (CT). Esse equipamento é mais eficiente pelo fato de criar imagens tridimensionais do conteúdo das bolsas e, eventualmente, detectar itens proibidos pela automaticamente. não sendo necessário mais tirar líquidos, dispositivos eletrônicos e outros itens de suas bagagens de mão.