Chegou à Netflix uma das séries de fantasia mais aguardadas: Sandman, uma adaptação fiel da obra premiada de Neil Gaiman.
São 10 episódios + 1 extra, onde o expectador vai entrar de coração no universo deste icônico personagem chamado Morpheus.
A adaptação, que optou por não trazer os elementos da DC explorado nos quadrinhos, traz Tom Sturridge como Morpheus, Gwendoline Christie (Brianne de Tarth de Game of Thrones ) interpretando Lúcifer, e Mark Hamill (Luke Skywalker de Star Wars) com sua voz dando vida a Merv (cabeça de abóbora).
Por não trazer todos os personagens da DC, a produção teve como objetivo não confundir muito os assinantes que ainda não conheciam os HQs. Nos aqui também fizemos esse guia para quem ainda não tinha ouvido falar de Morpheus e seus irmãos.
Aproveitem!
NEIL GAIMAN
Neil Gaiman é um escritor inglês radicado nos Estados Unidos. Ele é autor de vários quadrinhos, contos e livros. Muitas de suas obras foram transformadas em filmes ou séries como “Coraline”, “Good Omens”, “Deuses Americanos” e “Stardust” além de quadrinhos como “Orquídea Negra” e “Sandman”.
Ele é premiadíssimo e possui inúmeros fãs, que adora responder nas redes sociais. Em relação à sua proximidade com os fãs ele também tem o costume de autografar seus livros em livrarias de todo o mundo e é atualmente um dos produtores da série Netflix.
HQ SANDMAN COMICS
É uma série de quadrinhos considerada a obra-prima de Gaiman e foram lançados em 1989, com 75 edições até 1996, sob os selos da DC Comics e, posteriormente, da Vertigo Comics. Foi listada como uma das mais vendidas no jornal “The New York Times” e foram os primeiros e únicos quadrinhos a ganhar o prêmio “World Fantasy Award”, além de muitos outros prêmios importantes.
QUEM É O SANDMAN?
Interpretado pelo ator Tom Sturridge, Sandman é um dos 7 irmãos perpétuos. Tem bilhões de anos e é chamado de Sandman, Sonho ou Morpheus. Ele é quem dá aquele empurrãozinho para as pessoas sonharem quando dormem, e é o rei dos sonhos e pesadelos. Ele e seus irmãos, que são poderosos seres imortais, são filhos das entidades cósmicas Noite e Tempo.
QUEM SÃO OS PERPÉTUOS?
Além de Sandman, temos a Morte, o Desespero, Delírio, Desejo, Destino e Destruição. Na língua inglesa todos começam com a letra D, já no português a Morte teve que mudar essa característica.
Cada um deles representa um aspecto da humanidade, e cada um deles tem seu reino e um símbolo, que é uma espécie de ferramenta que eles usam para invocar uns aos outros quando precisam se comunicar.
Na primeira temporada aparecem a Morte ( Kirby Howell-Baptiste), o Desespero (Donna Preston da franquia Animais Fantásticos), e Desejo (Mason Alexander Park).
QUEM SÃO OS DEMAIS PERSONAGENS DA TEMPORADA?
Jenna Coleman interpreta Johanna Constantine, uma necromante e detetive oculta que investiga o mundo dos sonhos. Um personagem importante também é o Coríntio (Boyd Holbrook, de Logan), que é um pesadelo criado pelo próprio Sandman, uma metáfora para o pior da humanidade. Ele tem dentes no lugar dos olhos e é um serial killer que se alimenta dos olhos de suas vítimas.
Abel e Caim, vividos por Asim Chaudhry (de Mulher Maravilha 1984) e Sanjeev Bhaskar (de Inesquecíveis), são sonhos que representam os personagens bíblicos e nesse universo pertencem ao reino do Sonho.
E para finalizar, temos a Estrela da Manhã ou Lúcifer, o anjo caído que tem grande domínio sobre o inferno e é interpretado pela magnífica Gwendoline Christie (de Game of Thrones).
QUAL A TRAMA DA SÉRIE
A primeira temporada cobre as primeiras 16 edições dos quadrinhos, de “Prelúdios” e “Noturnos” e de “A Casa de Bonecas”. A história da série começa em 1916, quando Sandman é capturado por um mago, Roderick Burgess (Charles Dance, o Tywin Lannister de Game of Thrones), que na verdade queria prender a Morte para que ela ressuscitasse o seu filho morto durante a guerra. Após um século de prisão, Morpheus consegue escapar, mas descobre que seu reino, o Sonho, se deteriorou em sua ausência. Ele então embarca em uma jornada para reconstruí-lo e recuperar seus artefatos roubados: seu elmo, sua bolsa de areia e seu rubi.
A SÉRIE É FIEL AOS HQS?
É uma adaptação muito bem feita, mas Gaiman mudou o gênero de alguns personagens, principalmente Lucienne, bibliotecária do Sonhar que agora é vivida por Vivienne Acheampong (na convenção das bruxas), e do Personagem John Constantine, que agora é vivido pela atriz Jenna Coleman (como Johanna Constantine). Também houve mudanças de raças, como Rose Walker, que era uma jovem loira e na versão Netflix é interpretada pela atriz negra Vanesu Samunyai. Em entrevista, Gaiman chegou a repreender quem critica o fato de ele ter escalado outra mulher, Gwendoline, para interpretar Lúcifer, explicando que, tecnicamente, o personagem nunca teve gênero, e apenas o fato de já ter sido interpretado por um ser humano já era também uma mudança de gênero.