Cuidado com seus olhos: o computador pode estar os agredindo

Bundesarchiv_B_145_Bild-F077948-0006,_Jugend-Computerschule_mit_IBM-PCHoje em dia a maioria das profissões exige que tenhamos contato com dispositivos como computadores, medidores, notebooks, tablets, etc e nossa vida moderna nos impõe o uso intenso do Smartphone e por consequência passamos a maior parte do nosso dia de frente a displays iluminados de cristal.

Já foi provado em diversos estudos realizados pelo mundo (principalmente no Japão) que devido a radiação emitida pela tela, passar grande parte do dia em frente a um monitor de computador diminui a proteína que mantém o globo ocular úmido. Essa proteína, presente nas lágrimas, é chamada MUC5AC e tem a principal função de manter a umidade dos nossos olhos. Num nível mais alto dessa deficiência a pessoa começa apresentar um quadro similar a quem tem a doença “síndrome de disfunção lacrimal” (olho seco).

Para manter a saúde dos nossos olhos, responsáveis pelo sentido mais importante do corpo, existem algumas dicas que podemos fazer para nos mantermos saudáveis e com uma boa visão:

  1. Principal: faça o máximo para passar menos horas em frente ao computador (dica útil mais difícil de por em prática, pois a maioria das profissões atuais são baseadas no uso do equipamento.
  2. Marque consultas frequentes com seu oftalmologista: e se usar óculos, sempre mantenha eles condizentes com seu grau.
  3. Pisque bastante: O ato de piscar é um movimento involuntário que realiza a lubrificação dos olhos. Quando você foca sua visão em um ponto, como a tela do computador ou tablet, sua frequência de piscadas diminui (o número de piscadas cai de 22 vezes para apenas cinco ou menos por minuto), portanto sempre que lembrar pisque.
  4. Evite do ar condicionado: A pele e mucosas ressecam quando há exposição contínua ao ar condicionado. Sempre que puder deixe o ar natural circular livremente pela sala e se não for possível compre um umidificador ou mantenha vasilhas com água próximas a você.
  5. Ajuste sua postura: Tente ficar a uma distância e ângulo bons para que você não tenha que forçar sua visão durante o trabalho, pois quanto mais você forçar os olhos (abrindo-os mais que o necessário), mais lágrimas irão evaporar.
  6. Faça pausas durante o dia: A cada hora faça uma pausa. Isso melhora sua vida social pois você irá tomar uma água, um café ou simplesmente irá bater um papo com os amigos do trabalho e com isso irá hidratar seu corpo e fugir dos raios que estão em constante contato com sua visão.
  7. Use sempre colírio:Procure seu oftalmologista de confiança e peça que lhe receite um colírio para hidratação. É sempre bom prevenir problemas antes que eles apareçam.
Sair da versão mobile