90% das pessoas têm medo de conversar com outras pessoas pela manhã quando acordam e antes de escovar os dentes, por causa do hálito forte que fica na boca (e sentimos um sabor meio ácido e amargo na boca). Muitas pessoas tem isso desde pequenas e acham normal (o que não deixa de ser uma verdade, pois não é nada grave). Mas uma surpresa, isso tem como ser evitado!
Algumas causas do mau hálito matinal:
- má alimentação,
- acumulo de bactérias na língua,
- Sinusite;
- Problemas no fígado;
- Doença no sistema digestório.
Uma realidade: O ESTÔMAGO NÃO TEM CULPA!
Bactérias
Esse é o caso mais comum e menos grave. Esse sabor ácido e amargo é habitualmente produzido por bactérias anaeróbias (que não usam oxigênio), que vivem atrás da língua e secretam pequenas quantidades de enxofre. Existem mais de 250 tipos bactérias na língua.
A língua é um órgão muscular revestido por papilas. Essas papilas possuem terminações nervosas que, estimuladas por determinadas moléculas, conduzem informação ao cérebro a fim de reconhecer o gosto das coisas. Na parte posterior da língua, sobram espaços entre as papilas e se formam pequenas criptas. Neles se acumulam alimentos e restos de células que descamam do epitélio lingual. Esses resíduos funcionam como meio de cultura para as bactérias que, quando fermentam, liberam substâncias ricas em enxofre, É a presença e o cheiro de enxofre que provocam o mau hálito.
Durante o dia a saliva as destroem e junto com elas acabam com essas partículas de enxofre, mas pela noite, a produção de saliva reduz e estes elementos ficam na nossa língua aumentando este sabor desagradável.
Sinusite
A sinusite deixa a mucosa nasal mais sensível, o que a faz liberar várias secreções. Essas secreções são um bom alimento para bactérias da língua. Essas se multiplicam e aparecem em maior quantidade, e por isso seguem produzindo mais enxofre originando esse sabor ruim na boca pela manhã.
O esôfago
Você pode sofrer com acidez no esôfago caso o tenha inflamado. A digestão fica mais difícil. Esta acidez alimenta novamente as bactérias de nossa língua.
Problemas no fígado
As mais nobres funções do fígado são de limpar nosso organismo de toxinas, de elementos nocivos e prejudiciais, e a metabolização de enzimas. Mas, pode acontecer que, de repente, exista algum problema e um dos sintomas é precisamente esse sabor amargo pela manhã. Outro problema relativo ao fígado é a icterícia, que é a falha do fígado em metabolizar a bilirrubina, causando alterações nos glóbulos vermelhos e gerando uma cor de pele amarelada e o sabor amargo na boca que aumenta pela manhã.
Muito tempo sem se alimentar
Esse é um conceito meio equivocado e que muitas pessoas acham que é a causa do bafo de onça matutino. Acontece que o alimento retido na língua, depois de uma hora sem alimentação, período em que a saliva reduz, produz maior fermentação e exala mais odor pois a língua está em repouso, sem atrito com o palato e com comida.
Quando a pessoa come, o bolo alimentar, mais o atrito da língua com o palato e o aumento da salivação ajudam a remover os resíduos existentes nas papilas gustativas e as bactérias responsáveis pela fermentação.
Como se livrar disso de uma vez por todas???
Problemas no sistema respiratório, digestório ou no fígado são graves e a pessoa que está sofrendo deve procurar um médico. São problemas que geram sintomas e por isso se estiver passando mal, sentindo azia constante e fraqueza, é a melhor coisa a fazer o mais rápido possível.
Quanto às malditas bactérias, a solução pode ser simples: Intensifique a higiene bucal e comesse a consumir alimentos que nos ajudem a desintoxicar o corpo, pois muitos pesquisadores explicam que, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o mau hálito nem sempre está relacionado a problemas no estômago, sendo que mais de 90% dos casos estão ligados a alterações na boca, e 60% desses ao acúmulo de sujeira na língua.
Alimentos indicados
Sempre comesse o dia comendo um dente de alho em jejum. Se o consumo for constante, nos beneficiaremos do maior desintoxicante natural que existe!
Também é interessante preparar um suco desintoxicante para jantar: lembre-se que esta simples receita deverá ser tomada durante o jantar por, pelo menos, 8 dias seguidos no mês.
Beba bastante água
O fluxo salivar também pode ser alterado por falta de ingestão de água. É importante ingerir de dois a três litros de água por dia para evitar que a parte sólida da saliva torne-se mais espessa por falta de líquido e acumule-se atrás da língua. Essa saliva grossa é pura proteína, e as fedorentas que vivem lá agradecem, é como se você estivesse as alimentando com Whey Protein.
Higiene bucal
Combine escova, pasta de dente, fio dental e enxaguante bucal (à base de clorexidina) para deixar o hálito melhor e por mais tempo. Procure adquirir também um higienizador lingual, pois ele é o responsável por limpar a língua, principal destino das bactérias fedorentas.
O bendito Raspador de língua
No início seu uso é meio complicado, pois gera uma ânsia de vômito que diminui com o tempo e o autocontrole desenvolvido. Com ele se remove a saburra da língua sempre de trás para frente. Segurar a ponta da língua com uma gaze para puxá-la um pouco para fora ajuda a operação e outra gaze pode ser usada para recolher os resíduos. Para quem apresenta mal hálito mesmo durante o dia ele deve ser usado três vezes por dia ou até mais se tiverem disponibilidade. Para os demais pelo menos uma vez por dia, antes de dormir ou no horário em que for possível fazer uma higienização melhor da boca.
Pesquisa:
site melhorcomsaude.com
site drauziovarella.com.br