A companhia indiana Ringing Bells fundada ano passado, apresentou quarta feira passada seu smartphone Freedom 251, o celular mais barato do mundo, com um preço de 251 rúpias, equivalente a US$ 3,7 (pouco menos de R$ 15). O aparelho já está disponível para pré-venda e de acordo com a empresa, a partir de 30 de junho já começará a ser entregue.
Destinado a quem precisa de um telefone barato dual chip, como a população pobre ou que mora em zonas rurais do país, o aparelho, que tem uma câmera traseira de 3,2 megapixels com foco automático, foi apresentado ao público em um evento em Nova Délhi e de acordo Ashok Chadha, presidente da empresa, chegou a esse valor graças ao uso de componentes locais e a sua venda diretamente pela internet, sem os custos dos intermediários.
Por limitações na produção a Ringing Bells só poderá aceitar no máximo 250.000 pedidos, mas metas futuras estimam as vendas em mais de dez milhões de aparelhos mensais.
Por conta do preço extremamente baixo a empresa sofreu várias acusações de fraude, passou por investigações e sofreu denúncias de uso de incentivos fiscais do governo para subsidiar os preços.
Especificações técnicas
- Tela: IPS 4″;
- Rsolução: qHD (480×960);
- Processador: quad-core de 1,3 GHz;
- Memória RAM: 1 GB;
- Armazenamento interno: 8 GB (suporta microSD de até 32 GB);
- Câmera: 3,2 MP (traseira) e 0,3 MP (frontal) ;
- Bateria: 1.450 mAh; e
- Sistema operacional: Android 5.1 Lollipop.