Os desenvolvedores de baterias que trabalham para a montadora elétrica Tesla afirmam ter construído uma bateria que poderia abastecer um carro por mais de 1,6 milhão de quilômetros.
Em abril, o CEO Elon Musk disse que deseja que os veículos Tesla decida funcionem de forma totalmente autônoma. Muitas barreiras devem ser vencidas para isso, e uma delas é a disponibilidade de energia, já que o veículo tem que ser recarregado e as baterias tem o desgaste natural em sua utilização e essa barreira está cada vez mais próxima de ser vencida. Pesquisadores afirmam que testes usando uma nova célula de ion de lítio mostram que uma bateria deste tipo é capaz de durar cerca de 20 anos. Se for implantada, esta bateria poderá reduzir seriamente o custo por quilômetro de operação de um veículo elétrico – autônomo ou não – ajudando a tornar o transporte limpo uma opção mais viável para o uso diário.
Nos últimos três anos, os pesquisadores membros do Departamento de Física e Ciências Atmosféricas da Universidade Dalhousie testaram um novo tipo de bateria de íon-lítio que, segundo eles, pode ser recarregada com segurança até 6.000 vezes, de acordo com uma pesquisa publicada sexta-feira no Journal of the Electrochemical Society. Ao longo de uma vida útil de duas décadas – reconhecidamente muito tempo para guardar um carro -, isso pode somar mais de 1,6 milhão de quilômetros percorridos na mesma bateria (duram 3 vezes mais que as atuais baterias usadas pela fabricante).
Mesmo sob condições extremas de calor (acima de 40º C), a bateria pode ser recarregada cerca de 4.000 vezes. Portanto, mesmo que a métrica ideal de um milhão de milhas (unidade de medida americana) não seja alcançada, os novos sistemas de bateria podem manter os futuros veículos da Tesla funcionando por anos seguidos.