quinta-feira, 26 de junho de 2025
Revista Nerd
PATROCINADOR
  • Início
  • Tecnologia
    • Jornal TechNews
  • NerdZine
  • Séries
    • Nerd Séries
    • Indicação do Editor
    • Serial Blog
  • Sobre
    • Feed RSS
    • Sobre o Espaço Revista Nerd
    • Sobre o Homem Expresso
    • Política de Privacidade
    • Termos e Condições de Uso da ferramenta de comentários do site
    • Termos e Condições de Uso do Site
  • Fale comigo
Sem Resultados
Ver todos os Resultados
Revista Nerd
  • Início
  • Tecnologia
    • Jornal TechNews
  • NerdZine
  • Séries
    • Nerd Séries
    • Indicação do Editor
    • Serial Blog
  • Sobre
    • Feed RSS
    • Sobre o Espaço Revista Nerd
    • Sobre o Homem Expresso
    • Política de Privacidade
    • Termos e Condições de Uso da ferramenta de comentários do site
    • Termos e Condições de Uso do Site
  • Fale comigo
Sem Resultados
Ver todos os Resultados
Revista Nerd
Sem Resultados
Ver todos os Resultados

Segundo pesquisa do SPC, 43% dos internautas fizeram compras online este ano

Roberto Gleydson Por Roberto Gleydson
22 de maio de 2020
Em TechNews, Tecnologia
Tempo de leitura:  3 minutos de leitura
A A
0
43% dos internautas fizeram mais compras online este ano.
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no PinterestCompartilhe no Whatsapp
PATROCINADOR

Ue estudo feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) nas 27 capitais do país demonstra que  comprar pela internet se tornou o novo hábito do brasileiro.

De acordo com o levantamento realizado pelas empresas, 89% dos internautas realizaram ao menos uma compra online nos últimos 12 meses anteriores à pesquisa, percentual que se mantém elevado em todos as classes sociais analisadas. Os homens lideram entre os compradores online (93%), pessoas de 35 a 49 anos representam 95% dos consumidores e 99% pertencem às classes A e B.

Apenas 4% das pessoas que têm acesso à internet admitiram nunca ter feito qualquer compra online.

Mesmo em um cenário de crise, 43%  dos consumidores online aumentaram a quantidade de produtos adquiridos pela internet este ano, na comparação com 2016. Para 38%, o volume se manteve estável, enquanto 18% diminuíram o número de compras feitas por esse meio. A consulta foi feita entre os dias 18 e 27 do mês abril.

A vantagem que o internauta brasileiro mais destaca é a percepção de que os produtos vendidos pela internet são mais baratos do que nas lojas físicas, razão mencionada por 58% desses consumidores. Outros motivos destacados são a comodidade de comprar sem sair de casa (45%), o fato de poder fazer as compras no horário que quiser (31%) e a economia de tempo (29%). Há ainda 28% de entrevistados que citam a facilidade que a internet proporciona na comparação de preços.

Para o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, a internet está moldando cada vez mais as relações de consumo entre clientes e lojistas.

Em contrapartida, as desvantagens deixam os consumidores receosos. Quase a metade (49%) dos internautas entrevistados considera o pagamento de frete como o lado negativo das compras online. Há também quem sinta falta de experimentar o produto (42%), não poder levá-lo para casa imediatamente após a compra (42%) ou então nem poder tocar ou sentir o cheiro daquilo que se está comprando (39%). Já a insegurança de que o produto de fato será entregue é preocupação de 30% dos internautas.

A facilidade e a comodidade proporcionada pela compra online também podem estimular as compras impulsivas. De acordo com a pesquisa, 46% dos compradores admitiram não ter planejado a sua última compra pela internet, seja porque se sentiram atraídos por promoções e funcionalidades do produto (38%) ou porque estavam movidos por aspectos emocionais naquele momento (10%), como ansiedade, baixa autoestima e necessidade de agradar a si próprio. Há, ainda, 5% de entrevistados que compraram online por não terem encontrado o produto nas lojas físicas.

Parcelamento no cartão

 

Em média, o internauta brasileiro gastou R$ 292 na sua última compra online, sendo que os homens gastaram mais do que as mulheres, média de R$ 343 ante R$ 243 gastos por elas. Nos últimos 90 dias anteriores à pesquisa, os consumidores realizaram três compras pela internet, em média. E na hora de pagar, o parcelamento no cartão de crédito foi o meio mais utilizado por 65% dos compradores. A média de prestações é de cinco parcelas.

Outros meios de pagamentos utilizados com frequência foram o boleto bancário (53%) e a parcela única em cartão (45%). Ferramentas como PayPal, Moip e Pag Seguro foram usados por 31% da amostra e somente 9% fizeram compras por meio de vales-presente.

Considerando os últimos três meses, os itens mais comprados foram peças de vestuário, calçados e acessórios (35%), ingressos para shows, teatro, cinema e eventos esportivos (27%), livros (27%), celulares (24%), produtos eletrônicos (24%), artigos para casa (24%), remédios ou produtos para saúde (22%) e cosméticos e perfumes (21%). A maior parte das compras é feita por meio de computadores ou notebooks (67%), mas 21% já utilizam os smartphones para comprar online.

Os sites das grandes redes varejistas são o principal local de compra na internet (81%), seguidos dos classificados de compra e venda (42%), dos sites especializados em roupas, sapatos e acessórios (30%) e dos sites de ofertas e desconto (28%). Os sites internacionais são preferência de 28% dos compradores online.

Entre os entrevistados, 87% dos internautas ficaram satisfeitos com a sua última aquisição na internet, contra apenas 4% de pessoas que ficaram insatisfeitas ou arrependidas com a experiência. Ainda assim, o estudo aponta que nem sempre o processo de compra transcorre de forma tranquila. Quase um quarto (26%) dos compradores online disse ter enfrentado algum problema ao realizar uma compra pela internet nos últimos 12 meses.

Os contratempos mais comuns foram a entrega fora do prazo (11%), não receber o produto (6%) e receber algo diferente do que havia comprado (6%). Há, ainda, 4% de pessoas que receberam o produto danificado.

Entre os que tiveram problemas, 37% não conseguiram ter o problema resolvido e ficaram com o prejuízo. Outros 60% disseram ter conseguido solucionar o problema, geralmente com a devolução do dinheiro (26%) ou com a troca do produto (11%).

A pesquisa demonstra que o internauta brasileiro está consciente quanto às medidas de precaução: 97% dos compradores tomam algum tipo de cuidado, a exemplo de comprar sempre em sites conhecidos ou indicados (60%), imprimir ou arquivar todos os passos de compra, inclusive e-mails de informação (40%) e evitar cadastrar dados do cartão de crédito para compras futuras (37%).

Fonte: Pesquisa do SPC

Tags: Comércio DigitalComprasPandemiaSPC
Postagem Anterior

Apple e Google lançam sistema de controle de infectados exposição

Próxima Postagem

Presidente da Samsung é condenado por violações trabalhistas

Roberto Gleydson

Roberto Gleydson

Relacionadas Postagens

Amazon Prime Video Terá Propagandas no Streaming a Partir de 2025
NerdZine

Amazon Prime Video Terá Propagandas no Streaming a Partir de 2025

Por Robert Gleydson
24 de outubro de 2024
Robôs da Tesla
TechNews

Tesla Sob os Holofotes: Robôs Controlados por Humanos Levantam Dúvidas Sobre Tecnologia do Optimu

Por Robert Gleydson
22 de outubro de 2024
Elon Musk X Alexandre de Moraes
TechNews

X Bloqueado no Brasil: Entenda as Implicações, Paises que Também Bloqueram, Multas por Uso de VPN e Como o STF Planeja Monitorar

Por Robert Gleydson
2 de setembro de 2024
Trem da Newag
NerdZine

Obsolescência Programada na Malandragem: Hackers Salvam Trens “Brickados” e Fabricante Quer PROCESSÁ-LOS

Por Robert Gleydson
26 de agosto de 2024
PS5 Pro
TechNews

PlayStation 5 Pro: O Futuro Está Mais Perto do Que Nunca

Por Robert Gleydson
22 de agosto de 2024
Próxima Postagem
Presidente da Samsung Lee Sang-hoon

Presidente da Samsung é condenado por violações trabalhistas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Postagens populares

  • teclado do netbook

    ícones, atalhos e símbolos dos netbooks da Acer

    2221 compartilhamentos
    Compartilhar 888 Tweet 555
  • Qual a diferença entre tarefas, eventos, projetos e lembretes na organização do seu tempo?

    1578 compartilhamentos
    Compartilhar 631 Tweet 395
  • Starzplay anuncia data de estreia da 2ª temporada de Gangs of London

    1176 compartilhamentos
    Compartilhar 470 Tweet 294
  • Dica Expressa: Como alterar o usuário na NETFLIX nas Smart TVs.

    1126 compartilhamentos
    Compartilhar 450 Tweet 282
  • Privacidade no Facebook: esconda seus grupos

    1025 compartilhamentos
    Compartilhar 410 Tweet 256
PATROCINADOR

Recomendados

Jovem editor de vídeo trabalhando em um projeto com ChatGPT e código .json exibidos lado a lado na tela do computador à noite.
Assistência NerdTécnica

NerdTécnica: Como Resgatar Projetos no CapCut com Erro de Versão

26 de junho de 2025
Pôster promocional do anime Honey Lemon Soda com os personagens principais reunidos no pátio da escola, incluindo Uka Ishimori e Kai Miura ao centro.
Mangá/Anime

Review: “Honey Lemon Soda” – O romance que vai aquecer 2025

25 de junho de 2025
Montagem de imagens do anime Sakamoto Days. À esquerda, o protagonista Taro Sakamoto em sua loja. À direita, Sakamoto e seus amigos em uma rua da cidade.
Mangá/Anime

Sakamoto Days na Netflix? Entenda o Hype do Mangá que Pode Virar o Próximo Grande Anime!

25 de junho de 2025
Quarteto Fantástico em seus novos uniformes azuis, com Reed Richards (Pedro Pascal), Sue Storm (Vanessa Kirby), Johnny Storm (Joseph Quinn) e Ben Grimm/Coisa (Ebon Moss-Bachrach), com um prédio ao fundo.
NerdZine

Expectativas: “Quarteto Fantástico: Primeiros Passos” – O Futuro do MCU

22 de junho de 2025
Revista Nerd

Revista Nerd - mais que sua página, sua casa na internet.

Leia mais

Categorias

Tags mais usadas

Raspberry Pi FoundationDiabolicalSpin-off MexicanoJeffrey Dean MorganBrutoModo LadrãoAmizadeCapitão PátriaMaeve JinkingsSéries Mais VistasSucesso GlobalRanking da NetflixSérie BrasileiraDNA do CrimePesquisa de VulnerabilidadesSegurança CibernéticaPrograma de RecompensasYann LeCunYoshua BengioGeoffrey Hinton

Ultimas notícias

Jovem editor de vídeo trabalhando em um projeto com ChatGPT e código .json exibidos lado a lado na tela do computador à noite.

NerdTécnica: Como Resgatar Projetos no CapCut com Erro de Versão

26 de junho de 2025
Pôster promocional do anime Honey Lemon Soda com os personagens principais reunidos no pátio da escola, incluindo Uka Ishimori e Kai Miura ao centro.

Review: “Honey Lemon Soda” – O romance que vai aquecer 2025

25 de junho de 2025
Montagem de imagens do anime Sakamoto Days. À esquerda, o protagonista Taro Sakamoto em sua loja. À direita, Sakamoto e seus amigos em uma rua da cidade.

Sakamoto Days na Netflix? Entenda o Hype do Mangá que Pode Virar o Próximo Grande Anime!

25 de junho de 2025

© 2021 Revista Nerd - Assuntos da Cultura Pop e Tecnologia.

Sem Resultados
Ver todos os Resultados
  • Início
  • Tecnologia
    • Jornal TechNews
  • NerdZine
  • Séries
    • Nerd Séries
    • Indicação do Editor
    • Serial Blog
  • Sobre
    • Feed RSS
    • Sobre o Espaço Revista Nerd
    • Sobre o Homem Expresso
    • Política de Privacidade
    • Termos e Condições de Uso da ferramenta de comentários do site
    • Termos e Condições de Uso do Site
  • Fale comigo

© 2021 Revista Nerd - Assuntos da Cultura Pop e Tecnologia.