A série Deuses Americanos, da Amazon Prime foi baseada no livro homônimo de Neil Gaiman e sua premissa se passa em um universo onde os deuses convivem harmonicamente com os seres humanos e tem sua força vital baseada na adoração de suas imagens. Esse equilíbrio começa a ficar frágil quando os novos Deuses nascidos em sua maior parte na américa, resolvem tomar o poder sobre os seres humanos e reivindicam a adoração que anteriormente era destinada aos antigos. Odin – o Pai de Todos, também chamado de Wednesday, decide então convocar os antigos Deuses, a maioria já aposentados e vivendo uma vida reclusa e humana, a se juntarem na guerra contra as novas divindades.
Para ambientá-los nesse universo, vou citar a vocês então os Velhos e Novos Deuses que fazem parte da trama no livro.
VELHOS DEUSES
Odin Sr. Wednesday (“Dia de Woden” ou “Dia de Odin”)
O “pai de todos”, é o deus nórdico do conhecimento e da sabedoria e que está em constante luta para se manter relevante no novo mundo. Ele inicia um contra ataque contra os planos dos novos deuses.
Czernobog
Também chamado de Chernobog, Chernabog, Tchernobog ou simplesmente o Deus Negro, esta divindade eslava é a representação do mal. As únicas fontes históricas que existem remontam ao século 12 e são de origem cristã. É o deus eslavo da escuridão, das trevas, da morte e do mal e irmão gêmeo de Bielebog, o deus da luz.
Irmãs Zorya
Na mitologia eslava, as Zorya são as duas deusas guardiãs, conhecidas como Auroras. De acordo com a crença eslava, elas servem Dažbog que vigia o cão do dia do juízo final, Simargl, que está acorrentado à estrela Polaris na constelação Ursa Menor. Se a corrente se quebrar, o cão vai devorar a constelação e o universo vai acabar. Na série elas são parentes de Czernobog, e representam a Estrela da Manhã (Zorya Utrennyaya), a Estrela da Noite (Zorya Vechernyaya) e a Estrela da Meia-Noite (Zorya Polunochnaya). Na série elas são as auroras e cada uma delas protege um horário do dia: manhã, tarde e noite.
Mr. Nancy
Ananse, deus ganês Kwaku Ananse, ou Homem-Aranha (não é o herói, na verdade ele é representado por uma aranha), conhecido pela sua inteligência, astúcia e trapaças. Ananse, ou Anansi, é uma lenda africana mestre em contar histórias. Segundo a lenda o mundo antigo não havia histórias e por viver era muito triste e ele veio para mudar essa realidade, mas quase sempre se opõe às vontades dos outros deuses, resultando em problemas para os seres humanos. Na série ele é o protetor dos seres humanos oprimidos e escravizados.
Uma coisa interessante é que o Sr. Nancy é um dos personagens centrais da trama de Deuses Americanos. Ele narra as diversas histórias sobre entidades apresentadas nas série. Ele tem uma das personalidades mais divertidas e misteriosas do livro, tendo até mesmo um livro próprio derivado de “Deuses Americanos” chamado “Filhos de Anansi” (espero um spin off da Amazon). Pena que o ator Orlando Jones, que o interpretava, teve problemas com a direção da série e foi desligado, matando assim o personagem (a série está tentando direcionar parte da função de seu personagem para o Mr Ibis).
Mr. Ibis
Tote é um deus egípcio do conhecimento, da sabedoria, da escrita, da música e da magia. Na arte, era geralmente retratado com a cabeça de íbis ou babuíno, animais consagrados a ele. Sua contraparte feminina era Sexate, e sua esposa era Maat. Na série ele existe no mundo como dono de uma casa funerária
Mr. Jaquel
Anúbis, também chamado de Anupo, é o deus egípcio protetor, guardião e guia dos mortos. Na mitologia egípcia, ele auxilia os mortos no encontro com Osíris. Para isso, é associado ao olho de Hórus e também apontado como o deus dos ritos funerários, como o processo de mumificação dos faraós.
Easter
Ēostre, Ostara ou Ostera é a deusa da fertilidade, amor e do renascimento na mitologia anglo-saxã, na mitologia nórdica e mitologia germânica. Na primavera, lebres e ovos coloridos eram os símbolos da fertilidade e renovação a ela associados, então a série a chamou de deusa da Páscoa.
Mad Sweeney
Com barba ruiva e vestido de verde, o Leprechaun é um homenzinho diminuto (duende) que vive na floresta e encanta gerações com suas promessas de ouro, mas a série Neil Gaiman juntou Leprechaun com a lenda de Buile Suibhne, um antigo conto irlandês sobre o Suibhne mac Colmáin, rei dos Dál nAraidi, enlouquecido pela maldição de Saint Rónán Finn. A insanidade faz Suibhne deixar a Batalha de Mag Rath, entrar em uma vida de peregrinação.
Bilquis
Essa Deusa é mencionada no Torá (livro que contém escritas religiosas judaicas) como a Rainha de Sabá (segundo o livro era uma pessoa sábia e boa governante, mas é seduzida pelo rei Salomão e convertida ao judaísmo).No universo de Deuses Americanos ela é a Antiga Deusa do amor e da sexualidade que após ser esquecida e não mais idolatrada, se torna uma prostituta que literalmente devora homens, o jeito que ela encontrou para conseguir ser venerada com frequência, tornando os homens que se relacionam com ela seus veneradores e anexando alguns a sua alma.
Whiskey Jack – Wisakedjak
Também conhecido como Iktomi, é um dos heróis da cultura da mitologia nativa americana. Ele vive perto de uma reserva do povo dacota com John Chapman onde é confundido com um forlktomi, um trapaceiro da sua cultura. Uma observação interessante é que Neil Gaiman foi questionado por Iktomi não ser interpretado por um ator nativo.
Low-Key Lyesmith
Loki é um deus da mitologia nórdica. É um deus da trapaça e da travessura, também está ligado à magia e pode assumir a forma que quiser.
Mama-Ji
Kali, é a deusa hindu da guerra, do tempo e da destruição. Na série ela é retratada como uma garçonete no Motel América.
DJinn
Jinn, traduzido como gênio na religião pré-islâmica e muçulmana é uma entidade sobrenatural do mundo intermediário entre o angélico e o humano, que rege o destino de alguém ou de um lugar e são responsáveis por infortúnios, posses e doenças. No entanto, os gênios às vezes dão suporte as pessoas e são benevolentes. Na série é visto como um ifrit, que é uma classe de jinn (segundo a tradição islâmica, existem 3 classes de seres: os anjos divinos, os humanos criados a partir da lama e os jinn que nasceram do fogo).
Deméter
Deusa da agricultura na Mitologia Grega, ela era quem nutria a terra. Era também considerada como a protetora do casamento, deusa da gestação e das leis sagradas. Uma das doze divindades do Olimpo, filha de Cronos e Réia. Na série ela é uma das esposas de Odin.
Oxum
Deusa iorubana. Oxum é a orixá (deusa africana) das águas calmas, ligada às emoções. Conhecida também pelas variações Osum, Oshun e Ochun, a deusa representa a feminilidade e a sensibilidade. Sua cor é o amarelo e ouro, como é sempre vista na série. Na série em si ela aparece para dar um direção a Bilquis e fazê-la buscar sua essência divina perdida e para resgatar a ancestralidade de Shadow Moon.
Vulcan
É o deus da guerra. Seu nome é uma referência à mitologia romana, deus dos vulcões e da ferraria. Ele não aparece no livro “Deuses Americanos” e foi criado especialmente para a série de TV.
Tyr
Tyr é um deus nórdico da guerra e um aliado do Sr. Wednesday em sua guerra contra os Novos Deuses . Na contemporaneidade ele se tornou um dentista, usando o nome de Dr. Tyrell .
Conhecido como o “homem de uma mão”, ele é filho do gigante Ymir e Frilla, e na série ele financia a guerra de Sr. Wednesday contra os novos Deuses.
Em sua primeira aparição, ele solicita os dentes extraídos de seu pequeno paciente. Mais tarde, ele o coloca em uma caixa com vários outrous já guardados, inclusive até pede os de Wednesday, que rejeita o pedido rindo. Isso indica a conexão dos tributos dos dentes à sua divindade (fada dos dentes?), embora os detalhes exatos ainda não sejam claros.
NOVOS DEUSES:
Mr. World
O deus da globalização, espionagem, agências secretas e teorias de conspiração. Na série ele é o líder dos novos deuses. Seus capangas sem rosto Mr. Town, Mr. Wood e Mr. Stone (os Mooks) são os responsáveis por caçar os deuses antigos pelo mundo.
The Technical Boy (Garoto Técnico)
O deus da tecnologia e da internet, nascido como rapaz que tinha a visão técnica e espacial além do seu tempo e convertido em divindade pela devoção das pessoas pela tecnologia, desde os computadores a internet. Na série ele é jovem e imprudente, porém poderoso, por conta da atual adoração por bilhões de pessoas.
Media
Ela é a televisão e a imprensa, adorada por milhares de pessoas no mundo. Na série ela gosta de assumir a forma da personagem Lucy Ricardo da série “I Love Lucy” um ícone da Mídia, como Marylin Monroe e Lucille Ball. Ela aparece esporadicamente para Shadow como uma personagem de telenovelas.
SEMI-DEUSES
Shadow Moon
Um ex-condenado que se torna no guarda-costas e “moço de recados” de Mr. Wednesday. Com o passar da trama descobrimos que Shadow é um filho de Odin.
Laura
Laura é a ex-esposa de Shadow Moon e morre logo no início da série. Por ganhar uma moeda mágica em sua sepultura ela volta a vida. A “noiva cadáver” em sua reencarnação passa a ter poderes sobre naturais, como super força e a capacidade de enxergar a direção onde Shadow Moon está.
Veja mais de Deuses Americanos entrando aqui:
Fontes de pesquisa e imagens: Página da StarZ, Amazon Prime Video e Wikipediaem português