Nos dias de hoje em que nossos recursos financeiros disponíveis na maioria das vezes estão escassos, devemos direcionar tudo o está “sobrando” para nosso bem estar em primeiro lugar.
Em diversos sites sobre economia vemos dicas valiosas como:
- Evitar jantar fora todo dia;
- Cortar vícios como bebidas e cigarro;
- Não ir ao mercado com fome, etc.
São coisas que devemos nos atentar, mais vou lhes passar algumas dicas que parecem pequenas, mas no fim acabam gerando tanta economia quanto as anteriores e com esses pequenas procedimentos, vocês poderão identificar alguns gastos que podem ser evitados para que no fim das contas possamos ter alguma renda extra:
Não faça todas as suas compras em um mesmo lugar:
Parece estranha essa dica. Comprar em grandes mercados em dias de promoção geram uma boa economia no fim do mês, mais atente para um detalhe: quando, por exemplo, o arroz está em promoção, o feijão fica um pouco mais caro, pois você já está lá e por isso vai levar o complemento por conveniência. Siga uma regra: faça uma lista de compras e uma playlist de músicas e vá no mercado com paciência, curta a música, veja as etiquetas (que pela lei agora indicam o valor do produto pela quantidade unitária para que você compare as embalagens de diferentes quantidades e veja qual é mais barata no momento). Se possível baixe um aplicativo de comparação de preços. Tudo o que estiver no preço comum e não for de necessidade imediata segure um pouco. Vegetais e frutas é melhor dar preferência as feiras livres pois estão mais baratas e frescas por lá. Faça um plano de compras que envolva o mercado perto de sua casa, o grande varejista, açougues e feiras livres e compre sempre no local mais barato.
Se não for algo específico de seu gosto evite produtos de marca:
Ai que entra a famosa palavra “ostentação”. Tem coisas que são necessárias, como por exemplo, sua marca de sabão em pó, leite condensado ou sua cerveja alemã favorita… Você está pagando pela sua sofisticação e gosto refinado, mas a marca da lata de ervilhas, a etiqueta da cueca ou lingerie ou até mesmo as meias não precisam ser da melhor marca possível. Veja as marcas mais baratas e procure saber quais tem a melhor qualidade (uma “Hering” pode ser tão boa quanto uma “Calvin Klein” para usar no dia-a-dia, pois grande parte do preço esta ligada a propaganda e licenças que esses produtos pagam as agências de promoção).
Na farmácia:
Duas regras – 1ª pesquise o nome do produto na internet, 2ª sempre leve o genérico, pois é exatamente igual ao de marca (só verifique a quantidade de produto ativo na embalagem). Quando for ao médico exija que ele especifique na receita o nome genérico do remédio indicado.
Organize-se:
Muito dos nossos gastos são com produtos que possuímos mais não os temos disponível. Explico melhor: quando você precisa de um guarda-chuva, lápis, canetas, cola, lenços de papel, etc. São coisas que temos em casa, mais na maioria das vezes com nossa desorganização não encontramos quando precisamos e estamos sempre comprando mais. Sem contar que às vezes deixamos objetos plásticos dentro do carro (no fim do dia estão danificados pelo sol), fones de ouvido dentro da bolsa ou bolso da calça (danificam o fio ou param de tocar em um dos lados), óculos são quebrados em bolsos de casaco, etc. Se você se organizar e cuidar destas coisinhas elas estarão sempre em mãos. Sugiro reservar espaços da casa para cada coisa: um porta óculos na sala, um caneca no escritório para canetas, um porta guarda-chuvas “classudo” na sala, fazer suportes para seus fones, etc.
Balas, Doces e Guloseimas:
Se você está acima do peso: CORTE. Se é magro(a) ou não tem problemas sérios com a balança, passe em uma loja de doces e compre uma caixa de sua guloseima favorita, separe-a em algumas porções diárias (pequenas) e coloque em um recipiente com 5 divisórias, um pra cada dia da semana. A cada dia no trabalho, em um horário específico (coloque um alarme no celular) você terá o direito de comer seu doce. Com isso você equilibra seu consumo de “besteira” e evita gastar dinheiro na rua comprando em barraquinhas mais caras.
E é isso, são somente algumas coisas que se você colocar em sua rotina, por incrível que pareça, no fim do mês verá que milagrosamente aparecerão algumas dezenas, ou centenas, de reais em sua conta.