Saiba porque aquela ligação de telemarketing cai ou fica muda quando você atende

A Anatel recentemente encomendou uma página em que você tem a possibilidade de retirar seu nome do cadastro de telemarketing das empresas de telefonia (veja aqui a reportagem), mas infelizmente existem muita outras empresas além das de celulares, que realizam essa prática tão comum e inconveniente nos dias de hoje.

Não existe coisa mais chata do que você receber uma ligação de um número estranho (normalmente com prefixo de um estado diferente do seu), em um horário inconveniente, e quando você atende o telefone fica mudo ou a ligação cai segundos após você atender.

 “Um número desconhecido liga. Na maioria das vezes a ligação cai assim que atendemos e em algumas vezes uma pessoa atende e te fala “por favor, aguarde um minuto” e a ligação cai”

Mas porque isso acontece?

Grande parte destas chamadas é proveniente de empresas de telemarketing que utilizam sistemas chamados de “discadores automáticos”, aparelhos que realizam várias chamadas simultâneas de um ou diversos números, e tem objetivo de automatizar vendas, como assinaturas de jornais e revistas ou planos de celular, assim como fazer cobranças de contas atrasadas.

No inicio de suas operações as empresas de telemarketing eram mais discretas, e o trabalho de ligar para o cliente era feito número a número pelos operadores de terminal. Quando um cliente não atendia, o operador tinha que realizar uma nova discagem, que também podia não atender, e ia nesse ciclo até conseguir conversar com alguém. Esse modo de trabalho tinha baixa eficiência, pois o operador podia ficar horas sem conseguir completar uma única ligação.

Com a chegada dos discadores automáticos esse quadro mudou. Esses equipamentos realizam chamadas de forma automática e para vários números de uma única vez. Quando um cliente  chamado pelo sistema atende, o operador de telemarketing passa a tentar vender o produto, e enquanto ele conversa com o cliente as outras chamadas continuam sendo feitas, mas são abortadas pelo sistema. A chamada cai, para outras pessoas que venham a atender a ligação enquanto o operador está conversando, ou pior, são atendidas por um robô que as colocam em espera. Essa prática é chamada de “hang up” e o número de discagens do sistema e a periodicidade com que são realizadas são programados manualmente no discador. A pessoa que realiza essa programação leva em conta o tempo médio de duração de cada conversa entre operador e cliente que atende a chamada. Esse tempo geralmente é encurtado pelo fato de que muitos clientes desligam o telefone assim que descobrem que se trata de telemarketing.

Como as empresas programam o discador de forma “agressiva” todos os operadores trabalhem sem parar, sem tempo ocioso e você receberá várias ligações dessas durante o dia.

Como evitar o telemarketing

Infelizmente o telemarketing funciona no sistema “opt out”, ou seja, você é cadastrado de forma automática pela empresa (através de bancos de dados comprados ou de alguma inscrição que você realizou), mas com base em leis estaduais é possível retirar seus números destas listas. Para fazer isso é necessário acessar os sistemas geridos pelas Fundações Procon (Proteção e Defesa do Consumidor) de cada estado e informando o número e o CPF ligado a telefone. Nos Estados em que o serviço não é oferecido pelos Procons, o consumidor deve realizar o pedido diretamente às empresas de telemarketing que mais o incomodam (sem garantias de sucesso, infelizmente).

Opinião do editor
Como dito no texto, no mundo ideal o cadastro no telemarketing deveria ser “opt in” em que você procura a empresa para se cadastrar, mas atualmente no sistema “opt out” você é praticamente inundado de ligações sem ao menos ter se cadastrado por aquela empresa. Na dúvida entre em contato com o Procon de sua cidade, cadastre cada número destes na lista de bloqueio do seu celular ou instale aplicativos que automaticamente colocam esses números em uma lista negra.
Sair da versão mobile